“Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz, e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará” (Mt 16.24,25)
• Muitos têm uma compreensão errada do que é vocação: tentaram vestibular pra medicina, direito, fez concurso público, não conseguindo, pensaram: Acho que Deus tá me chamando para o ministério!!!!
• John Jowett (no seu livro “O pregador, sua vida e sua obra”) diz que vocação é quando você tem todas as outras portas abertas (escancaradas), mas você só anseia entrar pela porta do ministério. São algemas invisíveis.
• Deus chama pessoas diferentes, em circunstâncias diferentes, em idades diferentes para o ministério. Chamou Jeremias no ventre da mãe. Chamou Isaías num momento de crise nacional. Chamou Pedro depois de casado. Chamou Paulo quando este perseguia a igreja.

• O vocacionado não é um voluntário, mas um chamado/convocado. O seu ministério não é procurado, é recebido. Sua vocação não é terrena, é celestial. Sua motivação não está em vantagens humanas, mas em cumprir o propósito divino.

TODOS OS VOCACIONADOS TÊM EM COMUM
1) A COMPREENSÃO DA TOTAL INDIGNIDADE E INCAPACIDADE PARA O MINISTÉRIO
• Jeremias: “Ah! Senhor, eis que não sei falar pois sou como uma criança” (NVI diz: “muito jovem” (Jr 1.5)
• Moisés: “Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?[...] Não sei falar. Sou pesado de boca e pesado de língua. Peço-te que envies outra pessoa” (Ex 3.10,11; 4.10-13)
• Gideão: “Disse Deus: vai nessa tua força e livra a Israel da mão dos midianitas. Disse Gideão: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai”. (Jz 6.14,15)
• Jonas: “Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor” (Jn 1.3)
• John Knox: “Havendo sido solicitado em privado a assumir o ofício, ele a princípio declinou, por não se considerar capacitado. Sendo depois inesperada e publicamente constrangido a assumir o ofício, John Knox irrompeu em lágrimas, retirou-se para seus aposentos, e por diversos dias experimentou grande aflição e aperto de coração, até o dia designado para que ele pregasse seu primeiro sermão”. John Knox dizia que amava tocar a trombeta do Senhor, contudo, subir ao púlpito, abrir a Bíblia e falar aos homens em nome de Cristo, era para ele, assim como para todo grande pregador, uma tarefa difícil e penosa. Assim como Moisés e muitos outros (Agostinho, Whitefield, Lutero, Spurgeon), Knox fugiu de uma tarefa que ele mesmo nunca procurou; ela é que o procurou.
• HOMENS E MULHERES QUE SE SENTIAM INÚTEIS. MAS É NECESSÁRIO QUE SEJA ASSIM.
• Pra não restar dúvida quando a isso, Jesus chamou os discípulos e os orientou: “Façam todo o trabalho, e depois de terminado, digam: Somos servos inúteis, pois não fizemos nada mais que nossa obrigação”. (Lc 17.10)

• Paulo se considerava o menor dos apóstolos, o menor dos santos, o maior dos pecadores, mas Deus o colocou no lugar de maior honra na história da igreja.
• Não somos nós quem decidimos, mas Deus.
• LOGOS: “Quando o Senhor Jesus chamou meu coração, não fez um convite, descuidado ou impensado. Não quis apenas ser gentil ou educado, mas deixou claro que havia algo importante a ser feito…não fez promessas humanamente convincentes. Nada que me enchesse os olhos, apenas disse que me faria um pescador”.
• Custa caro ser um vocacionado.
2) TODOS OS VOCACIONADOS TEM EM COMUM A DISPOSIÇÃO PARA IR ÀS ÚLTIMAS CONSEQUENCIAS POR AMOR A CRISTO
• Jesus: “Se alguém quer vir após mim…”. Sob hipótese alguma esse texto significa algo bom. (renunciar, tomar a cruz e seguir/não ser seguido)
• Paulo: “estou indo agora para Jerusalém sem saber o que ali me espera, apenas que o Espírito me revela que de cidade em cidade me aguardam cadeias e tribulações…mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor para dar testemunho da graça de Deus”.
• “Tudo isso considerei esterco…”
• “Moisés recusou ser chamado filho da filha de faraó” (Hb 11.24)
• Homens e mulheres que entenderam que a maior glória das nossas vidas é poder servir a Deus.
• Dizem que a hora em que o crente mais mente é quando canta: 1)“se eu tiver Jesus ao lado, e por ele for mandado, e por ele auxiliado, onde me mandar irei”. 2) “Seguirei ao meu bom mestre, onde me mandar irei”. 3) “Tudo entregarei, tudo entregarei. Sim, por ti, Jesus bendito, tudo deixarei”.
• Testemunho pessoal…. NÃO ME ARREPENDO DE NADA. FARIA TUDO DE NOVO!!!
• Pr. Fernando Brandão: Tá na hora de você sacrificar o seu Isaque.
• Que as transformações que Deus operar em sua vida sejam eternas.

ESBOÇO DE FRANCISCO HELDER CARDOSO

PRESIDENTE DA JUVENTUDE BATISTA DO PARÁ (JUBAPA)